terça-feira, 10 de janeiro de 2017

EM 10 DE JANEIRO DE 1996 A BANDA MAMONAS ASSASSINAS SE APRESENTAVA EM DRACENA, SAIBA CURIOSIDADES DAQUELE DIA

Propaganda impressa anunciando o show
Era 10 de janeiro de 1996, milhares de pessoas aguardavam 5 rapazes de Guarulhos se apresentarem em Dracena; Alecsander Alves Leite, Alberto Hinoto, Samuel Reis de Oliveira, Júlio Cesar Barbosa e Sérgio Reis de Oliveira formavam a banda que se transformou em um dos maiores sucessos musicais do Brasil de todos os tempos, Mamonas Assassinas.
Pessoas da cidade, do Oeste Paulista e até de outras regiões, esperavam a apresentação que seria realizada no recinto da Fapidra. O show foi divulgado com exaustão durante meses, cada convite custava R$10 até o dia 30 de dezembro de 1995, após esta data, o preço foi reajustado para R$15 (foto abaixo):
Deninha Lessa guarda até hoje o ingresso que ela achou próximo ao recinto que foi realizado o show.
A promoção do evento ficou a cargo da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau “Isac Pereira Garcez”. Com parte do dinheiro arrecadado, foi possível concluir a cobertura do Ginásio Esportivo do colégio.
Na tarde daquela quarta-feira, um avião aterrissava no aeroporto municipal de Dracena trazendo a equipe e o guitarrista Bento, o japonês da banda. Pouco mais tarde, um segundo avião trazia Sérgio, Júlio, Samuel e Dinho, sendo recebidos por centenas de fãs que estavam no Aeroporto Muliterno de Dracena. Os dois aviões vinham de Salvador/BA, onde tinham se apresentado um dia antes.

Bento chegou primeiro e atendeu todos os fãs (a maioria crianças) em uma sombra embaixo da aeronave no aeroporto de Dracena
Durante a tarde, Bento Hinoto, que havia chegado mais cedo, foi até o local do show para passagem de som, entre uma passagem e outra ele caminhou no recinto vazio, ou melhor, quase vazio, pois o dracenense Rodrigo Miyagui estava lá. Naquela época, Rodrigo era integrante da banda ‘Anti-Vírus’, formada por seus amigos Fábio Tamos, Keyne Wu, Korak Wu e Rodrigo Guido. “Faríamos a abertura do show dos Mamonas Assassinas com a nossa banda na época, a Anti-Vírus, passamos o som e tudo com o Bento, mas infelizmente, na última hora o empresário deles não deixou que a gente subisse ao palco para tocar, a não ser que pagasse a ele. Ficamos frustrados, mas valeu a pena conhecê-los!”, relata Rodrigo.
Bento no recinto da Fapidra
Rodrigo finaliza elogiando a postura do artista. “O Bento foi muito gente boa, zoando a toda hora e tocava muito, tanto é que só ele ia na passagem e regulagem de som. Fera!”.
Rodrigo (agachado) fazia parte de uma banda local
Chega a noite, o show estava marcado para as 22h, milhares de pessoas esperavam ansiosas pela apresentação. A banda, com seu jeito extrovertido, havia conquistado as crianças, e muitas delas esperavam chegar perto dos músicos. Adrielle Cavalari era uma dessas crianças, com apenas 9 anos, pediu para sua mãe levá-la ao show, seu ídolo era Dinho, líder do grupo, seu sonho era conhecê-lo, e ela conseguiu!
Um abraço forte e carinhoso foi marcado pelo encontro
Adrielle lembra aquele momento que ficou eternizado em sua memória: “No dia do show , parei e grudei no portão do camarim. Lembro que eles chegaram em uma viatura, eu chorava muito. Tinha muita gente querendo vê-los, eu também. Me levantaram e os segurança me pegaram no colo, um começou passar para o outro até eu estar dentro do camarim com eles, momentos depois minha irmã e minha mãe conseguiram entrar… O Dinho estava comendo abacaxi e me ofereceu, o Samuel estava sentado ao lado do Dinho fazendo careta pra mim, ele não estava muito bem se não me engano, o Bento estava balançando as trancinhas como fazia quando tocava guitarra. Lembro que as mães deles estavam lá. Eles foram maravilhosos, todos foram muito simpáticos comigo e com minha família, amei conhecê-los.” VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DO ENCONTRO:



O show começa, levando a multidão a loucura. Um dos pontos altos do show, foi quando Dinho disse que estava muito feliz em voltar a Dracena, cidade natal de sua mãe Célia Alves. CLIQUE ABAIXO E ACOMPANHE UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A MÃE DO DINHO, ONDE ELA REVELA OUTRAS HISTÓRIAS DAQUELE DIA:
Nesta entrevista exclusiva com Dona Célia, ela relata que foi um dia emocionante, tanto para ela, como para o Dinho. Ela disse que o hotel ficou lotado de fãs, querendo autógrafos dos Mamonas:
Dona Célia (ao fundo) observa seu filho com um fã em Dracena

Dinho atendeu a todos que estavam por lá
Ainda na entrevista exclusiva com Dona Célia (Vídeo), ela comenta que toda a banda foi para Panorama e Dinho reviveu momentos em que passou por lá quando criança, como vemos abaixo:
Família de Dinho em Panorama no dia 10 de janeiro de 1996
Dona Célia diz que guarda até hoje um quadro que recebeu do prefeito da época, Zezinho Garcia, em que foi homenageada como Cidadã ilustre de Dracena. Ela disse que ficou mais emocionada porque o filho dela, Dinho, também recebeu a mesma homenagem naquele dia. Ela disse que são lembranças que vai guardar com todo o carinho. Veja abaixo o momento da entrega:
Dona Célia recebe homenagem com seu filho Alecsander
No final da apresentação eles se despediram, minutos depois, quando o público já estava indo embora, Dinho liga o microfone e fala “Vocês não vão pedir BIS não?”, momento em que todos começaram a pedir “mais um”. Eles tocaram, novamente, as músicas “Pelados em Santos” e “Vira-vira”. Encerrando assim um dia que ficou na história da cidade de Dracena.
O que ninguém esperava era que seria o primeiro e o último show que realizariam na cidade. 52 dias após a apresentação em Dracena, no dia 2 de março, o avião que levava os 5 músicos da banda chocou-se contra a Serra da Cantareira, em São Paulo, numa tentativa de arremetida, matando todos eles, alguns integrantes da equipe e os pilotos.

Durante o velório, que parou o Brasil, o pai de Dinho, Hildebrando Alves Leite (que aparece na foto em Panorama que postamos) revelou em entrevista para a TV Manchete, que um dos aviões que levaram a banda para Dracena estava com a porta remendada com Durepoxi (marca de um produto usado para fixação).
O enterro, no dia 4 de Março no cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos-SP, foi acompanhado por mais de 65 mil fãs e transmitido ao vivo pelas principais emissoras de TV do país.
OUTRAS IMAGENS:
Mamonas em 10 de janeiro de 1996

Dinho em Dracena

Mamonas Assassinas no camarim da Fapidra em Dracena
Crianças rodeiam Dinho em Dracena

Dinho com Mariana, Patrícia e Jaime
Após aterrissar em Dracena, Dinho atende os fãs no aeroporto de Dracena

Se você lembrar de algo ou possui alguma imagem daquele dia, entre em contato com a gente, será um prazer acrescentar seu conteúdo nesta matéria.
Notícia: Blog do Diego – Fotos: Deninha Lessa, Zezinho Garcia, Pâmela Cenedesi, Adrielle Cavalari, Renato Prado, Célia Alves, Marcos Mendes e Rodrigo Miyagui, Mariana Crepaldi, Cássia Peppolin.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI.

Um comentário:

  1. Mal sabiam eles que menos de dois meses depois iriam falecer todos naquela terrível tragédia...😢😢

    ResponderExcluir